Nova série do GloboPlay mostra o impacto das festas juninas/julinas na economia e cultura brasileira a partir dos shows que fazem da agenda nordestina um sucesso nacional

Idealizada pelo empresário Netinho Lins, a série São Julhão – O Nordeste em festa chega ao Globoplay no dia 10 de agosto, com sete episódios que exploram o impacto cultural e econômico das tradicionais festas juninas e julinas no Nordeste brasileiro.

A produção acompanha grandes nomes do showbiz nacional em cinco estados nordestinos, ouvindo o público que lota as celebrações e mergulhando no calendário de eventos que, na última década, se transformou em uma verdadeira megaprodução. O objetivo é mostrar como esses eventos ampliam vozes, movimentam a economia local e projetam a cultura regional para o cenário nacional e até internacional.

Com participações especiais de artistas como Luan Santana, Xand Avião, Elba Ramalho, Wesley Safadão, João Gomes, Henry Freitas, Dorgival Dantas, Simone Mendes, Flávio José, Pablo, Zezo Potiguar, Raí Saia Rodada e muitos outros, São Julhão celebra a força e diversidade dos palcos juninos. Os hits desses artistas são entoados por corais gigantescos de multidões apaixonadas que se espalham pelas festas mais populares do país.

A série começa pela grandiosidade da festa de Campina Grande (PB) e se estende por Natal e Mossoró (RN), Petrolina (PE), Maceió (AL), Crato (CE), Caruaru (PE), Maracanaú (CE), Caicó (RN), Patos (PB), Garanhuns (PE), Souza (PB) e até Exu (PE), terra natal de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião — totalizando um retrato vibrante de cinco estados embalados por tanta festividade e orgulho nordestino.

Além dos artistas tradicionais, a produção destaca nomes como Bell Marques, que leva a baianidade aos palcos com seus trios elétricos, mostrando a pluralidade e riqueza dos festejos.

A série também explora os diversos setores que se beneficiam do aquecimento econômico das festas — da música ao turismo, da gastronomia à cultura regional e ao setor de serviços — com destaque para as tradicionais quadrilhas e quermesses que animam a temporada.

Segundo Netinho Lins, idealizador da série e CEO do Grupo DuBem, São Julhão é “um presente de Deus, que veio como uma luva”. “Quando apresentei o projeto para a turma da Globo, eles ficaram encantados. Vamos mostrar o São João de uma forma inédita para todo o país, pois muitas pessoas das outras regiões ainda não conhecem o verdadeiro São João do Nordeste. Decidimos eternizar e reunir artistas que têm a essência da região, mostrando a pluralidade desse evento, com sua mistura de ritmos, grandes estruturas, palcos e camarotes, além das quadrilhas juninas, folclore, cultura, comidas típicas, tradições, o lado profano e a fé do povo nordestino, tudo com muito carinho”, completa.